Pesquisar

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Todos os momentos para o amor

O Professor Leôncio (Eurípedes Leôncio Carneiro), membro da academia brasiliense de letras, professor de literatura e autor de diversos livros, entre eles "Todos os momentos para o amor". Ótimo livro onde o autor consegue capturar a essência do amor e nos toca na alma com seus versos doces. Profundo conhecedor de literatura, tendo lecionado a disciplina por mais de 20 anos, o professor demonstra que, além das aulas regadas a declamações entusiasmadas dos nossos grandes poetas, possui um talento nato. Veja por si mesmo o "Momento 1":

"Anchieta
de tanta emoção
escreveu um poema
nas areias do mar.

De tanto encantamento
pela musa amada
escreverei com areias
um mar de poemas."

Achei que valia a pena inaugurar os posts deste blog com este poema. É uma síntese do que desejamos: escrever poemas sem fim, com sentimento, paixão, alegria. Esta abertura do livro do professor-poeta prepara-nos para um deleite ainda maior nas páginas seguintes. Versos fortes que refletem a paixão vivida:

"A minha musa estende as mãos
colhendo os frutos
que ingenuamente brinca
de heróis na areia.
O amante faz versos apaixonados
eternizando este momento
que marcará a paz de todos os dias."

São versos que demonstram a alma enebriada de amor, consumindo os anseios do herói vivo. Linhas que expõem o pai-herói-amigo, o irmão, o amante. São criaturas que nos atingem em cheio porque nos identificamos com o momento. Quem não vivenciou, deseja. Se escrever é uma arte, nada melhor do que uma obra prima do artista Leôncio para inaugurar este ponto de encontro do que é belo:

"Cada segundo canta um momento
cada momento uma solução
cada solução  um desencanto
cada desencanto uma angústia
cada angústia um novo momento
um novo momento um novo sonho
cada novo sonho uma continuação
cada continuação um prosseguimento
e em cada prosseguimento uma nova vida
como esta que encontrei em você."

Empresto do professor estes versos inspiradores, na esperança de que possam iluminar nossos encontros. Neste feriado de lembranças, desejo muitos encontros prazerosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário