Pesquisar

terça-feira, 1 de julho de 2014

DICA DE PLANILHAS: Referências.

Referências no EXCEL.

Atenção, isto é muito cobrado em provas de Excel e Calc.

Uma referência é a indicação da localização de uma célula quando nos referimos a ela (geralmente em uma fórmula). Deste modo, podemos usar dados que estão espalhados na planilha – e até em outras planilhas – em uma determinada fórmula.
Existem, basicamente, duas formas de referenciar uma célula. O estilo chamado de A1 (coluna=A e linha=1) e o estilo L1C1 (coordenadas 1,1 onde o primeiro número é a linha e o segundo é a coluna).
O estilo de referência padrão do Excel é o estilo de referência A1, que se refere a colunas com letras (A até XFD, para um total de 16.384 colunas) e se refere a linhas com números (1 até 1.048.576). Essas letras e números são chamados de títulos de linha e coluna.
Exemplo (fonte: Microsoft)

Para se referir a
Use
A célula na coluna A e linha 10
A10
O intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20
A10:A20
O intervalo de células na linha 15 e colunas B até E
B15:E15
Todas as células na linha 5
5:5
Todas as células nas linhas 5 a 10
05:10:00
Todas as células na coluna H
H:H
Todas as células nas colunas H a J
H:J
O intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20
A10:E20

Para fazer referência a um dado contido em outra planilha deve-se escrever o nome da planilha seguido do símbolo de exclamação antes da referência propriamente dita. Veja o exemplo a seguir. Suponha a existência de uma planilha chamada “Marketing” na mesma pasta de trabalho da planilha onde a fórmula será inserida.


1) Refere-se a uma planilha denominada Marketing
2) Refere-se a um intervalo de células entre B1 e B10, inclusive
3) Separa a referência de planilha da referência do intervalo de células

Você já ouvir falar de referências relativas, absolutas e mistas?
A referência relativa – padrão para o estilo A1 – “é baseada na posição relativa da célula que contém a fórmula e da célula à qual a referência se refere.” Explico. Internamente, há um cálculo da distância entre a célula que contém a fórmula e o destino. Ao alterar a posição da célula que contém a fórmula, a referência será ajustada! Por exemplo, suponha que a célula B2 contém uma fórmula que referencia a célula D4 (=D4*2). Se copiarmos o conteúdo de B2 para B3, uma linha abaixo, as referências presentes na fórmula serão alteradas. No caso, todas as referências relativas para o valor das linhas, já que o deslocamento da cópia foi de uma linha para baixo (+1), serão adicionadas em uma unidade. O resultado será que a célula B3 conterá a fórmula =D5*2. Observe que a referência D4 foi alterada para D5.

A Referência absoluta é uma referência que – SEMPRE – se refere a uma célula em um local específico. Mesmo que a posição da célula que contém a fórmula se altere, a referência absoluta permanece a mesma. É muito útil quando uma determinada fórmula deve ser copiada para várias células, mas existem algo na fórmula que não será modificado. Por exemplo, suponha uma planilha que calcule o valor em dólar para os itens de uma coluna. Uma idéia é criar uma fórmula que multiplique o primeiro valor pelo valor do dólar e então copiar esta fórmula para toda a coluna.
 

Ao copiar a fórmula – observe a referência relativa – os valores das linhas serão ajustados. Para B4, B5 e B6 a referência A3 será alterada para A4, A5 e A6 respectivamente. Ok. Mas para esta forma de calcular teríamos que modificar todas as células sempre que quiséssemos atualizar o valor do dólar. Para facilitar este trabalho, podemos criar uma célula que armazene o valor do dólar e alterar a fórmula para usar a referência adequada. Assim:

Agora a fórmula armazenada em B3 usa A3 e C1. Em A3 temos a quantidade de dólares e em C1 o valor em reais de 1 dólar. Se copiarmos a fórmula de B3 para as demais da coluna B, não alcançaremos o resultado esperado, pois as duas referências são relativas e serão atualizadas. Veja:

As colunas foram mantidas, mas as linhas foram ajustadas. O correto é manter a referência à célula C1 fixa. Para isto basta inserir o símbolo $ antes da referências à linha e à coluna. Neste exemplo, a fórmula em B3 ficaria: =A3*$C$1. Agora sim, quando a fórmula for copiada, a referência à célula que contém o valor do dólar será mantida.

Perfeito. Podemos alterar o valor do dólar em C1 e todos os cálculos serão refeitos automaticamente!

A referência mista – já adivinhou? – possui uma parte de cada tipo. Ou a linha fixa e a coluna relativa, ou a linha relativa e a coluna mista. Aqui, a parte fixa não varia com o deslocamento e a parte relativa sim. Exemplos: $A1, B$1, $C4, etc.

O estilo de referência L1C1
E sobre o estilo de referência L1C1, já ouviu falar?
Bom, este é um assunto para outro artigo. Acompanhe!




Forte abraço e até já.
Prof. Lênin

Twitter: @alexandrelenin

Face: www.facebook.com/alexandre.lenin.carneiro
e-mail: alexandre.lenin@gmail.com

Um comentário: