Pesquisar

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Correção da Prova para Agente da Polícia Federal 2012


Olá, pessoal,

Apresento a resolução da prova para Agente da Polícia Federal. Observe as possibilidades de recurso que anotei nas questões. 



Para proferir uma palestra acerca de crime organizado, um agente conectou dispositivo USB do tipo bluetooth  no computador que lhe estava disponível. A respeito desse cenário, julgue o item abaixo.

27. O uso de dispositivos bluetooth em portas USB necessita de driver especial do sistema operacional. Em termos de funcionalidade, esse driver equivale ao de uma interface de rede sem fio (wireless LAN), pois ambas as tecnologias trabalham com o mesmo tipo de endereço físico.
Comentários
Esta, certamente, será uma questão polêmica. Eu acredito que o gabarito deveria ser ERRADO, pois o bluetooth é classificado como uma rede PAN e não LAN. Ele é um padrão para redes de curto alcance. Ainda assim, entendo o posicionamento de quem diz que a questão não ficou clara, especialmente quando quer comparar as funcionalidades de um driver a outros. Neste caso, pode muito bem caber um recurso solicitando a anulação desta questão. 
É fato que os dispositivos necessitam de drivers para que o sistema operacional saiba como operá-los. 
É fato que o bluetooth é uma rede wireless (WPAN – wireless PAN – de baixo alcance, diferente de uma LAN), com características bem particulares: conexão em estrutura de mestre e escravo e limite de 7 sete dispositivos, por exemplo. 
É fato que os dispositivos possuem um endereço físico único, que os identifica na rede. 
Agora, dizer que as funcionalidades do bluetooth são as mesmas de uma LAN eu entendo que está errado ou, pelo menos, não está bem delimitado. Sim, devem possuir, em uma visão mais abstrata, funcionalidades comuns como: conectar, desconectar, transmitir etc. Mas neste caso eu poderia dizer que toda rede possui driver equivalente. Basta observar que as redes wireless (WLAN) obedecem ao padrão 802.11, enquanto que o bluetooth atende ao padrão 802.15. São padrões diferentes, que atendem a requisitos e funções diferentes. 
No meu entendimento, a questão está ERRADA.

GABARITO PRELIMINAR: E.

Acerca do Excel 2010, julgue os itens seguintes.

28. Um usuário que deseje que todos os valores contidos nas células de B2 até B16 de uma planilha Excel sejam automaticamente formatados para o tipo número e o formato moeda (R$) pode fazê-lo mediante a seguinte sequência de ações: selecionar as células desejadas; clicar, na barra de ferramentas do Excel, a opção Formato de Número de Contabilização; e, por fim, selecionar a unidade monetária desejada.
Comentários
Há possibilidade de RECURSO. Esta questão deveria ser ANULADA.
Existe, sim, na Faixa de Opções do Excel 2010 (que a banca chamou de barra de ferramentas) o botão “Formato de Número de Contabilização” que seleciona o formato a ser aplicado às células selecionadas. Ao lado deste botão existe um pequeno triângulo indicando que ali reside um menu de opções referentes, no caso, às unidades monetárias. Clicando este botão (que a banca chamou de opção Formato de Número de Contabilização) acionamos o menu e podemos selecionar a unidade monetária.
Bem, o erro da banca está em entender que clicar a opção é clicar o tal triângulo. Ainda que possamos selecionar a unidade monetária mesmo após clicar o botão, para, por exemplo, mudar o formato da moeda, a afirmação ficou – no mínimo – confusa.
GABARITO PRELIMINAR: C.

29. Em uma planilha Excel, para somar os valores contidos nas células de B2 até B16 e colocar o resultado na célula B17, é suficiente que o usuário digite, na célula B17, a fórmula =SOMA(B2:B16) e tecle ENTER.
Comentários
Item correto. Uma das formas para fazer o somatório dos valores em uma faixa de células é o descrito na questão.
GABARITO PRELIMINAR: C.


Considerando a figura acima, que representa as propriedades de um disco em um sistema operacional Windows, julgue os itens subsequentes.
30. Se o usuário clicar o botão [Limpeza de Disco], todos os vírus de computador detectados no disco C serão removidos do sistema operacional.
Comentários
A Limpeza de Disco é uma funcionalidade que permite liberar espaço no disco rígido. Para remover vírus utilizam-se os programas antivírus. Ainda assim nem os melhores sistemas antivírus do mercado garantem eliminar todos os vírus do sistema. Item ERRADO.
GABARITO PRELIMINAR: E.

31. O sistema operacional em questão não pode ser o Windows 7 Professional, uma vez que o tipo do sistema de arquivo não é FAT32.
Comentários
Pode sim (item ERRADO). O Windows 7 reconhece e manipula o sistema FAT32. O padrão do Windows 7 é o sistema NTFS, porém ainda convive com outros formatos (FAT e FAT32).
GABARITO PRELIMINAR: E.

Considerando que, para acessar uma página da Internet via conexão segura (HTTPS), um usuário tenha ficado em dúvida sobre qual software de navegação escolher, julgue os itens que se seguem.

32. Se o certificado digital na conexão HTTPS for maior que 1.024 bits, o usuário deverá escolher o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer, que suportariam a conexão, pois o Google Chrome trabalha somente com certificados de até 796 bits.
Comentários
Negativo. A conexão HTTPS é a conexão HTTP segura, e o Google Chrome permite certificados com mais de 796 bits. Afirmativa ERRADA.
GABARITO PRELIMINAR: E.

33. O Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer suportam o uso do protocolo HTTPS, que possibilita ao usuário uma conexão segura, mediante certificados digitais.
Comentários
Sim, CORRETO. Os principais navegadores do mercado, em especial estes citados na questão, aceitam o protocolo HTTPS, que é o protocolo HTTP com o componente de Segurança.
GABARITO PRELIMINAR: C.

   

                  
Figura 1                       Figura 2

Com base nas figuras apresentadas acima, julgue os itens consecutivos.

34. A figura 2 ilustra um conector do tipo S-Vídeo, utilizado para ligar dispositivos de vídeo em computadores ou em outros equipamentos de vídeo.
Comentários
Para quem já está (ou esteve) habituado a utilizar estes cabos não deve ter sido um grande problema identificar os respectivos modelos nas imagens. Digo esteve habituado, pois hoje existem cabos mais modernos e mais difundidos.
Bem, a figura 2 mostra, claramente a presença de apenas 4 pinos e uma guia próxima à borda. Isto é uma característica do cabo S-Video, que possui apenas 4 pinos, embora seja possível encontrar cabos S-Video com 7 pinos.
A resposta aqui deve ser CERTO.
GABARITO PRELIMINAR: C.

35. Na figura 1, o conector é do tipo PS2, utilizado para conectar mouses e teclados aos computadores.
Comentários
Este figura não permite uma análise segura sobre a quantidade de pinos presente no conector. Quem conhece, pode deduzir que existem 6 pinos no conector além do pino guia. Especialmente porque podemos perceber 2 pinos no lado esquerdo e dois no lado superior. Daí, julgamos que existem 2 pinos no lado direito. Ademais, com a guia ao centro, fica evidente que é um conector PS2.
Ah, mas aí complicou. Sim, complicou. Este conector é antigo, da época que a IBM lançou este padrão em 1987. Foi um computador que não firmou no mercado e deixou o conector como legado. Este conector existe ainda hoje, certo. Mas depois do USB, tende a desaparecer completamente. Quem já viu na parte de trás do micro um conector roxo (ou lilás) e outro verde? Pois é, um para o teclado e o outro para o mouse padrão PS2.
Por isso, o gabarito desta questão deve ser CERTO. Mas eu aposto em um recurso bem fundamentado para esta questão. A imagem não é tão clara quanto à quantidade de pinos presentes no conector apresentado, dificultando a resolução da questão.
GABARITO PRELIMINAR: C.

Aplicativos do tipo firewall são úteis para proteger de acessos indesejados computadores conectados à Internet. A respeito do funcionamento básico de um firewall do tipo pessoal em sistemas Windows 7 configurados e em funcionamento normal, julgue os próximos itens.

36. Quando a solicitação de conexão do tipo UDP na porta 21 for recebida por estação com firewall desligado, caberá ao sistema operacional habilitar o firewall, receber a conexão, processar a requisição e desligar o firewall. Esse procedimento é realizado porque a função do UDP na porta 21 é testar a conexão do firewall com a Internet.
Comentários
Item ERRADO. O firewall não é ligado por conta de uma determinada tentativa de conexão. Quando se instala um firewall é para que ele proteja o sistema para que a conexão não aconteça, ou seja, antes mesmo de ser solicitada.
Além disso, a porta 21 é do tipo TCP, reservada para as funções de controle do protocolo FTP. Aliás, o FTP faz – principalmente - a transferência de arquivos e não o teste de conexão do firewall.
GABARITO PRELIMINAR: E.

37. Se uma estação com firewall habilitado receber solicitação de conexão do tipo TCP, a conexão será automaticamente negada, porque, comumente, o protocolo TCP transporta vírus.
Comentários
Não existe associação direta entre o vírus e o tipo da conexão para que ele seja transportado. Tanto o protocolo UDP quanto o TCP podem transferir um vírus para o computador. Negar todas as conexões TCP seria impossibilitar quase todas as atividades via rede. Muitos serviços são executados por conexões TCP (HTTP, FTP, TELNET), pois este é o protocolo de transporte que permite o gerenciamento da conexão. O UDP é usado para conexões que não precisam deste controle, onde a velocidade é mais importante (vídeo, por exemplo). Item ERRADO.
GABARITO PRELIMINAR: E.



A figura acima apresenta as propriedades básicas de um arquivo em disco, no sistema operacional Windows. A respeito da figura, julgue os itens a seguir.

38. Marcar a caixa da opção [Oculto], em [Atributos], tornará o arquivo em questão inacessível para softwares antivírus.
Comentários
Infelizmente não torna inacessível. Estes softwares conseguem enxergar estes arquivos. Item ERRADO.
GABARITO PRELIMINAR: E.

39. Caso deseje alterar o nome do arquivo em questão, o usuário deverá selecionar o nome do arquivo na caixa de texto, alterá-lo conforme desejado e clicar o botão [OK].
Comentários
Correto. Usar o botão aplicar também efetiva a ação, mas não fecha a janela.
GABARITO PRELIMINAR: C.

40. Ao clicar na guia [Detalhes], o usuário visualizará a data de criação do arquivo e a data de sua última modificação.
Comentários
CORRETO. Clicando em Detalhes, o usuário visualizará as datas citadas, entre outros atributos do arquivo (nome, tamanho, tipo etc).
GABARITO PRELIMINAR: C.

Um grande abraço,
Lênin

Nenhum comentário:

Postar um comentário