Pesquisar

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comentários à prova de Informática do TRT11


Olá pessoal, tudo bem?
As provas do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região para os cargos de Analista e Técnico – pelo menos em Informática – contaram com as mesmas questões! Isto reforça meu entendimento de que o nível de conhecimento e profundidade das questões para os cargos de Técnico são os mesmos exigidos para os Analistas.
Analisando a prova como um todo, não foi uma prova difícil, mas exigiu um nível de conhecimento em BrOffice.Org Impress um pouco acima do padrão, o que não é muito comum nas provas recentes.
Foram 5 questões, das quais uma sobre Microsoft Office, uma sobre BrOffice (no caso Impress), uma sobre Sistema Operacional (Vista), uma sobre Internet e uma sobre Segurança. Enfim, uma prova bem distribuída dentro do contexto do edital.
Vamos, agora, resolver a prova de Informática.

21. Ao dar um duplo clique no botão esquerdo do mouse, quando o cursor do mouse estiver apontando para a direita e posicionado na margem esquerda do texto de um documento no Word 2010, será 
(A) posicionado o cursor de texto no início da linha.
(B) selecionado todo o texto do documento.
(C) selecionada a primeira palavra da linha.
(D) selecionado todo o parágrafo.
(E) selecionada toda a linha.
Comentários
Uma questão que considerei fácil. A seguir, replico um trecho da minha aula sobre o Microsoft Word 2010 onde destaco como selecionar um parágrafo usando o mouse.
Um parágrafo
Mova o ponteiro para a esquerda do parágrafo até que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Você também pode clicar três vezes em qualquer lugar do parágrafo.

Gabarito preliminar: (D).

22. Em um slide mestre do BrOffice.org Apresentação (Impress), NÃO se trata de um espaço reservado que se possa configurar a partir  da janela Elementos mestres:
(A) Número da página.
(B) Texto do título.
(C) Data/hora.
(D) Rodapé.
(E) Cabeçalho.
Comentários
Não é, ainda, comum encontrarmos questões sobre o Impress em provas de concursos, especialmente como esta. Aqui é exigido um conhecimento aprofundado sobre o aplicativo, uma vez que indaga sobre uma característica peculiar do slide mestre.
Em uma de minhas aulas, cheguei a comentar: “Você pode fazer alterações no slide mestre como faria em qualquer slide, lembrando que o texto no mestre é somente para fins de estilo. O texto do slide, como títulos e listas, deve ser inserido no slide no modo de exibição normal e o texto de cabeçalhos e rodapés, na caixa de diálogo Cabeçalho e Rodapé.”
Note que o Texto do Título não deve ser alterado no slide mestre, mas sim nos slides no modo de exibição normal.
Gabarito preliminar: (B).

23. No Windows Vista
(A) uma janela maximizada só pode ter suas dimensões alteradas através do botão Restaurar, exibido no canto superior direito ou clicando duas vezes, rapidamente, na barra de título. 
(B) todas as janelas podem ser maximizadas e redimensionadas.
(C) é possível alternar entre as duas últimas janelas ativadas ou navegar através de todas as janelas abertas, usando conjuntamente as teclas Alt e Tab.
(D) para fechar uma janela minimizada é necessário torná-la ativa, clicando no seu respectivo botão da barra de tarefas.
(E) é possível, manualmente, organizar as janelas de várias maneiras na área de trabalho. Porém, podem ser organizadas automaticamente pelo Windows, apenas nas formas em cascata e lado a lado.
Comentários
O Windows Vista é muito parecido com o Windows Seven (7). Porém existem vários avanços – especialmente visuais – em relação ao Windows XP. Uma das inovações que devemos destacar é a nova interface Aero.
O detalhe desta questão é que ela exigiu uma interpretação acerca das opções para redimensionamento das janelas. Além das opções tradicionais de maximizar, minimizar e restaurar via botões e menu, no Windows Vista passamos a contar com novas formas de acionar estas formas de apresentação, assim como novas formas de posicionar as janelas na tela.
Vou comentar cada uma das opções da questão individualmente.
(A) Não é verdade. Dimensionar uma janela é alterar seu tamanho. Então, podemos alterar o tamanho de uma janela arrastando as bordas, quando a janela não está maximizada ou minimizada. Minimizada, Restaurada e Maximizada são os estados em que uma janela pode estar (no Windows XP). Podemos até considerar isto como formas de alterar as dimensões de uma janela, mas não podemos esquecer de que podemos alterar as dimensões por meio das bordas e pelo menu janela, acessível via ícone no canto superior esquerdo da janela. Ah, é bom lembrar que no Windows Vista e 7 podemos arrastar a janela para obter os efeitos de maximizada, restaurada, ocupando metade da tela (esquerda e direita). Sem contar as teclas de atalho!
(B) Item errado. Nem todas as janelas podem ser maximizadas e redimensionadas. Os programadores podem definir se as janelas de seus programas poderão ser redimensionadas e/ou maximizadas. As caixas de diálogo, por exemplo, são janelas e muitas delas não permitem nem o redimensionamento, nem a maximização. Além disso, não é possível redimensionar uma janela maximizada ou minimizada.
(C) Aqui está o gabarito da questão. Existem várias formas de alternar entre as janelas no Windows Vista. Uma delas é a combinação Alt e Tab. Por meio desta combinação é possível alternar entre as janelas. Clicando e soltando de forma rápida, alternamos entre as duas últimas janelas ativadas. Se mantemos a tecla ALT pressionada, ao clicar na tecla TAB uma janela com os documentos abertos é apresentada. Pressionando a tecla TAB é possível navegar entre as janelas abertas.
(D) Item errado. Para fechar uma janela minimizada, basta clicar com o botão direito do mouse no botão que representa a janela na barra de tarefas e escolher a opção fechar janela.
(E) Item errado. Para alinhar as janelas: clicar com o botão direito sobre a barra de tarefas e escolher uma das opções: Janela em Cascatas, Mostrar Janelas Empilhadas ou Mostrar Janelas Lado a Lado.  
Gabarito preliminar: (C).

24. Em relação à tecnologia e aplicativos associados à internet, é correto afirmar. 
(A) Navegação por abas, find as you type (mecanismo de busca interna na página) e motor de busca são recursos existentes tanto no Mozilla Firefox, quanto no Internet Explorer 8. 
(B) A opção de bloqueio a pop-ups, um recurso presente no Mozilla Firefox, inexiste no Internet Explorer 8.
(C) No ambiente Web, o uso de teclado virtual em aplicativos tem como objetivo facilitar a inserção dos dados das senhas apenas com o uso do mouse. 
(D) Em ambiente Wi-Fi, os elementos de rede que fazem a comunicação entre os computadores dos usuários, utilizam fibras óticas, conectadas a um hub.
(E) No Thunderbird 2, o acionamento do botão Encaminhar exibirá uma janela de opções, entre as quais a Lixeira de mensagens.
Comentários
Encontramos a resposta da questão logo na primeira opção. Tanto o Mozilla Firefox quanto o Internet Explorer 8 oferecem a navegação em abas e a pesquisa enquanto digita (find as you type).










Usando o mouse, basta clicar em um dos ícones acima (no Firefox = primeiro ícone e no IE = segundo) que aparece ao lado da última aba visível. Outra forma é abrir uma nova aba quando clicamos em um link. Se pressionarmos a tecla [Ctrl] ao clicar em um hiperlink, ao invés de abrir a nova página na mesma aba, será criada uma nova aba e o sítio objeto do hiperlink será carregado na nova guia.
Para fechar uma aba, basta clicar no “x” que aparece na aba (passe o mouse sobre a aba caso o “x” não esteja visível) ou pressione [Ctrl] e [W]. A combinação [Ctrl]+[F4] também funciona para este caso.
Pressionando as teclas , aparece a ferramenta “Localizar” logo acima da barra de status no Firefox e logo abaixo das abas no IE.

Acima temos a barra “Localizar” no IE. Abaixo, a mesma barra no Firefox.

As demais opções da questão estão erradas.
(B) O IE 8 oferece a opção de bloqueio de pop-ups, disponível no menu Ferramentas, opção “Bloqueador de Pop-ups”. Neste navegador, ao selecionar estes menus são apresentadas duas outras opções de menu: “Habilitar Bloqueador de Pop-ups” e “Configurações do Bloqueador de Pop-ups”. Clicando na primeira opção, o bloqueador fica ativo e a segunda opção também. Agora é possível modificar as opções do bloqueador. Além disso, quando o bloqueio está ativo, a opção “Habilitar...” é modificada para “Desabilitar...”.
(C) O objetivo principal uso do teclado virtual é dificultar a obtenção de dados dos usuários por meio de programas maliciosos que observam o que é digitado no teclado.
(D) O ambiente Wi-Fi é o ambiente sem fio. Se é sem fio, então não há fibra ótica!
(E) Nem precisa conhecer o Thunderbird para responder. Encaminhar uma mensagem é enviar a mensagem, sem acrescentar automaticamente o  campo de destinatário. Desta forma podemos enviar a mensagem que recebemos a outras pessoas. Bom, se enviamos uma mensagem, a janela para criação de uma mensagem é exibida e nada tem de Lixeira neste processo.
Gabarito preliminar: (A).

25. Quando o cliente de um banco acessa sua conta corrente através da internet, é comum que tenha que digitar a senha em um teclado virtual, cujas teclas mudam de lugar a cada caractere fornecido. Esse procedimento de segurança visa evitar ataques de
(A)  spywares e adwares.
(B) keyloggers e adwares.
(C)  screenloggers e adwares. 
(D)  phishing e pharming.
(E)  keyloggers e screenloggers.
Comentários
Os programas maliciosos que tentam coletar dados vindos do teclado e da tela do computador são os keyloggers (teclado) e screenloggers (tela). Portanto, devemos escolher a letra E como resposta da questão.
Gabarito preliminar: (E).                     

Alexandre Lênin Carneiro é Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, na área de Tecnologia da Informação. É professor de Noções de Informática no Estratégia Concursos e EuVouPassar. Formado em Tecnologia em Processamento de Dados, é também Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília. Foi professor substituto da UnB, Analista de Sistemas do Serpro, Analista Ambiental do Ibama e Analista Tributário da Receita Federal. Professor desde os 18 anos, lecionou em diversas escolas e universidades de Goiânia e Brasília, onde se especializou no ensino de Informática para Concursos. Autor (no prelo) do livro de Noções de Informática para concursos e do livro (no prelo) de poemas Primeiros Encantos. É, nas horas vagas, blogueiro (www.blogdolenin.blogspot.br) e correspondente em sites especializados escrevendo artigos de dicas de informática.

Um comentário: