Pesquisar

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Duas Possibilidades de Recurso para MP/SC - Noções de Informática


PROVA NOÇÕES DE INFORMÁTICA MP/SC (FEPESE) 2014

Olá, pessoal,

Hoje comento a prova da banca FEPESE para os cargos de nível Superior do MP/SC.
Esta prova contou com 4 questões de Noções de Informática e, entendo, duas delas permitem recursos. Temos 50% da prova com conteúdo questionável! Bem, vamos às questões.

13. No Writer em Português, na sua versão 2.4, deseja-se habilitar o controle de modificações.
Assinale a alternativa que permite ao usuário atingir esse objetivo.
c. ( X ) Na barra de ferramentas, escolha Editar > Alterações > Registrar

Meu comentário: Não concordo. O correto é a barra de menus.


Na barra de ferramentas não temos opção editar, mas sim na barra de menus. Existem algumas barras de ferramentas, como podemos observar no menu Exibir:



14. Em uma tabela no Writer temos na primeira coluna um conjunto de valores que se deseja totalizar. Na última linha da tabela, na mesma coluna dos valores inserimos uma função para obter o resultado da soma dos valores imediatamente acima.
Assinale a alternativa que apresenta o conteúdo correto inserido na célula:
d. ( X ) =sum<A1:A2>

Meu comentário: Não concordo. A banca não mostrou a tabela, nem indicou quantas linhas ela possui. O comando =sum<A1:A2> somará apenas as células da primeira e segunda linhas.

15. Um usuário do navegador Firefox 27.0.1 em português está reclamando que o navegador está abrindo em tela cheia. O usuário quer sair desse modo de visualização.
Assinale a alternativa que apresenta uma opção para solucionar o problema do usuário.
b. ( X ) Pressione a tecla F11.

Meu comentário: Concordo. A tecla F11 liga/desliga o modo tela cheia.

16. Assinale a alternativa que contém um protocolo de transferência de arquivos entre computadores, um protocolo de transferência de mensagens de correio eletrônico e um protocolo para resolução de nomes (encontrar o endereço IP referente a um dado nome de domínio), respectivamente:
a. ( X ) FTP, SMTP e DNS.

Meu comentário: Concordo. O FTP é o File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos); o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo de envio de mensagens; e o DNS é o Domain Name System, o protocolo que traduz um endereço em forma de nome para um endereço em forma de número IP.

Bem, é isso, pessoal. A prova não estava difícil, mas a banca cometeu 2 deslizes que podem prejudicar bastante os estudiosos. Digo isto, pois quando a banca anula uma questão, especialmente uma que bem construída para avaliar o conhecimento, acaba nivelando os candidatos por baixo, pois quem não sabia a resposta também ganhará o ponto.

Grande abraço e até já,
Lênin


Nenhum comentário:

Postar um comentário